Kimi no na wa (君の名は。), mais conhecido por seu nome internacional, Your Name, é um popular filme de anime. Dirigido e roteirizado por Makoto Shinkai, o longa animado de drama e fantasia foi lançado no ano de 2016, com 1h52m de duração e classificação livre.

Confira o trailer de Your Name:

Sobre o Enredo

Na história, Mitsuha Miyamizu é uma colegial que mora no interior do Japão e deseja se mudar para Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana trabalha em um restaurante em Tóquio para juntar dinheiro. Os dois nunca se viram, mas seus destinos são conectados e passam a trocar de corpo. O motivo, entretanto, é muito mais profundo.

O que começa como algo longe da compreensão dos personagens, se transforma na grande alegria de suas vidas, pelo prazer de ajudar aos outros e aprender sobre sua cultura, vivendo em regiões tão distintas do Japão.

Personagens e Dublagem

A troca de corpos em nenhum momento fica confusa graças a diferença na personalidade de Mitsuha e Taki: enquanto a garota é tranquila até demais, o rapaz é conhecido por ter um péssimo temperamento, e juntos poderão equilibrar suas vidas.

Na dublagem original, Mitsuha tem a voz de Mone Kamishiraishi, enquanto Taki é dublado por Ryûnosuke Kamiki. No Brasil, as vozes são de Michelle Giudice e Ítalo Luiz, respectivamente. Seja em japonês ou português, a emoção sentida pelos personagens e a dramaticidade de sua história, assim como os momentos cômicos que fazem a gente gargalhar, são muito bem representadas no plano vocal.

Resenha | Your Name (2016)

Direção e Fotografia

Makoto Shinkai ganhou sucesso por filmes como Cinco Centímetros por Segundo (2007) e O Jardim das Palavras (2013), mas seu projeto mais aclamado é, sem dúvida alguma Your Name. Com um histórico desses, o lançamento do filme chegou com altas expectativas, mas todas foram superadas e o longa mantém até hoje o título de filme de anime com maior bilheteria da história.

A direção de Shinkai é essencial para garantir os incríveis resultados visuais que são atingidos pelo filme, uma experiência única para o espectador e que só poderia ser proporcionada por um filme de animação. Se algum dia rolar um live-action, o diretor de fotografia vai ter que ralar muito para conseguir metade do que foi feito em Your Name.

Cenografia e Figurino

O figurino dos protagonistas vai por uma aposta simples dos uniformes japoneses. Entretanto, o cabelo de Mitsuha ganha força ao longo das variações que sofre no decorrer da história, transformando-se em um elemento essencial na narrativa – assim como o laço que o prende. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

E é na representação gráfica de sua geografia que estão os maiores destaques de Your Name. Enquanto o filme brinca com as diferenças culturais entre um metropolitano e uma interiorana, suas regiões nativas não passam batidas na cenografia do filme, contrastando entre a grande urbanização e modernização de Tóquio e a simplicidade de Itomori, com força presença de tradições culturais.

Além disso, o anime conta com grande precisão geográfica, com vários ambientes inspirados em espaços reais do Japão. A comparação abaixo, feita pelo geek.com, é apenas um dos exemplos de como Your Name se preocupa em representar o Japão como ele é:

Em conclusão, Your Name vai além dos estereótipos de “animes de lutinha” e consegue conquistar o público ocidental com uma história emotiva e extremamente fantástica, conectando culturas e povos por meio de um plano comum, o do sentimentalismo. Nisso, tenha certeza, o filme não peca.

E você, o que achou de Your Name? Conta pra gente nos comentários!


Inscreva-se no nosso canal
 
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.