Setembro Amarelo é uma campanha que se iniciou em 2015 contra o suicídio. É uma iniciativa em conjunto com o CVV (Centro de Valorização da Vida). Atualmente, a campanha abrange além da prevenção ao suicídio, ela também nos faz prestar atenção em outros problemas psicológicos e visa à conscientização.

Confira agora 5 livros que falam sobre a depressão e outros demais problemas.

Atenção! Contém assuntos sensíveis.

A lista negra (2012)

Valerie, vítima de bullying, encontra conforto em Nick que também sofre das mesmas agressões. Os dois começam um romance e o que mais os aproximam é o fato de odiarem toda essa situação e as pessoas que os agridem.

Ao fazerem listas com os nomes dos agressores, um dia Nick resolve abrir fogo na cantina, causando um massacre na escola. Agora, sozinha, Valerie é obrigada a lidar com seus traumas e as lembranças.

O livro de Jennifer Brown, publicado pela editora Gutemberg, nos traz reflexões sobre as nossas responsabilidades enquanto humanos, sobre atitudes, sentimentos e sobre o perdão consigo mesmo e para com outras pessoas.

Veja Também!  Cinema | Estreias da Semana (17/10)

Garotas de vidro (2012)

“Garotas de vidro” foi escrito por Laurie Halse Anderson e publicado pela editora Novo Conceito aqui no Brasil. Conta sobre a história de Lia, uma garota que além de ter que lidar com a morte (ainda desconhecida) da melhor amiga Cassie, ela ainda sofre com um grande problema: a anorexia.

Lia precisa aprender a lidar com seus sentimentos, com a perda repentina da amiga e com suas responsabilidades, mas a voz dentro de sua cabeça dizendo que ela precisa perder mais peso e mais peso é um grande obstáculo em sua jornada.

Por lugares incríveis (2015)

A editora Seguinte publicou uma obra de Jennifer Niven intitulada “Por lugares incríveis”. A história é dividida entre os pontos de vista de Violet e de Finch.

Enquanto Violet tenta viver com o trauma do acidente de carro que levou apenas sua irmã a morte, Finch era o “esquisitão” da escola, o que era perseguido pelas outras pessoas na escola, o que tinha problemas familiares, além de ter que lidar com grandes crises depressivas.

Veja Também!  K-POP | 10 MVs inspirados em filmes famosos

Finch é do tipo que sempre pesquisa métodos para se suicidar, mas nunca conseguiu de fato ir até o fim. Em um dia que decide pular da torre da escola, ele encontra Violet no mesmo lugar. A partir daí eles começam uma história de amizade e amor. O final é extremamente surpreendente, e com certeza é um dos melhores livros que já li.

Meu coração e outros buracos negros (2016)

Essa é a história de uma garota de 16 anos chamada Aysel e que não vê mais sentido em viver. O problema é que mesmo que ela pense no momento certo para acabar com sua vida, ela não tem coragem de fazer isso sozinha, até que um dia conhece Roman em um site de suicídio.

O plano era que Roman seria um par perfeito para isso, até que eles acabam completando a vida um do outro.

O livro escrito por Jasmine Warga foi publicado no Brasil pela editora Rocco.

Veja Também!  Dia dos Professores | 5 mestres que marcaram a literatura

Carta de amor aos mortos (2014)

Ok, preciso dizer que esse é um dos meus livros favoritos.

Após a irmã de Laurel cometer suicídio, a garota decide mudar de escola para recomeçar sua vida. Até que um dia a professora de inglês pede como tarefa para que sua turma escrevesse uma carta para alguém que já morreu e Laurel decide destinar as cartas para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Elizabeth Bishop e entre outras personalidades.

Acontece que a menina nunca estregou essas cartas para a professora. Através dessas cartas ela conta histórias da sua vida, algumas coisas sensíveis, amizades, amores, sobre a irmã e conversa com essas personalidades que já se foram.

Esse livro de Ava Dellaira entra para o catálogo da editora Seguinte.

Você já leu ou pretende ler um desses livros? Comente aqui embaixo!

 

Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.