O japonês Studio Ghibli é um dos grandes mestres da animação ao redor do mundo, mas você sabia que muitos de seus filmes são inspirados em livros, mangás e até mesmo contos?

E não se resume somente a obras japonesas não: muitas produções britânicas já viraram incríveis animações nas mãos de sua talentosa equipe e, nesta publicação, falamos um pouco sobre alguns dos principais filmes do estúdio que passaram por esse processo de adaptação.

Conheça 10 filmes do Studio Ghibli inspirados em livros:

1. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Sinopse: Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes. Inspirado no conto Hotaru no Haka, de Akiyuki Nosaka.

2. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Sinopse: Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.

Veja Também!  Confira os melhores livros de terror lançados em 2019!

Inspirado na série literária Majo no Takkyubin, de Eiko Kadono.

3. Memórias de Ontem (1991)

Sinopse: Taeko Okajima é uma mulher de vinte e sete anos que trabalha como funcionária de escritório em Tóquio, levando uma vida normal e uma rotina comum para a capital do Japão. Certo dia, ela decide diminuir o ritmo e viajar para o interior do país, para o local onde nasceu e cresceu, fazendo uma verdadeira viagem pela estrada de suas memórias.

Inspirado no mangá Omoide Poro Poro, escrito por Hotaru Okamoto e ilustrado por Yuko Tone.

4. Eu Posso Ouvir o Oceano (1993)

Sinopse: O estudante universitário Taku recorda a chegada da aluna Rikako, dois anos atrás, e o fatídico verão que colocou à prova sua amizade com Yutaka.

Inspirado no livro Umi ga Kikoeru, de Saeko Himuro.

6. O Castelo Animado (2004)

Sinopse: Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.

Inspirado no livro homônimo de Diana Wynne Jones.

7. Contos de Terramar (2006)

Sinopse: O mago Ged observa que o mundo está em desequilíbrio e conhece Arren, um jovem príncipe que diz estar sendo perseguido por uma sombra. Os dois se unem para descobrir o que está causando a instabilidade e encontram a bruxa Kumo.

Inspirado na série literária O Ciclo Terramar, de Ursula K. Le Guinn.

9. As Memórias de Marnie (2014)

Sinopse: Anna, uma menina solitária e curiosa, decide explorar uma velha mansão abandonada e conhece uma garota loira misteriosa que somente ela consegue ver.

Inspirado no livro homônimo de Joan G. Robinson.

10. Aya e a Bruxa (2021)

Sinopse: Segue-se uma menina órfã, Earwig, que é adotada por uma bruxa e vai para uma casa assustadora cheia de mistério e magia. A estreia está prevista para o ano de 2021 e será o primeiro filme em animação 3D do Studio Ghibli. O trailer oficial ainda não foi divulgado.

Inspirado no livro Tesourinha e a Bruxa, de Diana Wynne Jones.

Qual destes dez filmes do Studio Ghibli inspirados em livros ou mangás é o seu preferido? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.