Tudo Bem no Natal Que Vem é o mais novo filme brasileiro Original Netflix. A produção é uma das apostas da plataforma de streaming para o fim de ano, mas será que vale mesmo a pena assistir ao filme?

Confira o trailer logo abaixo:

Enredo

Jorge não gosta do Natal. Muito calor. Gente falsa. Reunião de família. Para ele essa é a pior época do ano, mas um acidente (não tão acidental assim) o fará mudar de ideia. Depois de bater a cabeça, ele passa a viver sempre no Natal seguinte: assim que dorme, acorda no Natal do ano que vem sem qualquer lembrança do que aconteceu durante o ano todo.

Preso neste loop, o personagem terá de descobrir uma forma de colocar sua vida de volta aos eixos enquanto aprende que cada minuto vale a pena. É um clichezão já muito abordado no cinema americano e até lembra um pouco o sucesso Click, com claras referências ao filme de Adam Sandler.

Entretanto, a obra ganha notoriedade por ser um produto original brasileiro, com aquele já conhecido (e muito querido) misto de humor escrachado e uma sequência de dramas que fazem o espectador lacrimejar. A mensagem é muito linda, e entregue de forma que realmente entretém o público.

Elenco e Personagens

Leandro Hassum está incrível em Tudo Bem no Natal Que Vem, muito possivelmente o melhor filme de sua já extensa e bem-sucedida carreira cinematográfica. Seu personagem é um retrato do não-espírito-natalino brasileiro, contrastando com sua família que, também imitando a realidade, reflete as reuniões exageradas, com piadas do pavê e cópias do Natal do Hemisfério Norte — mesmo sob o calor infernal do Brasil.

Inicialmente bem caricatos, os personagens se desenvolvem ao longo dos natais, tornando-se mais redondos, mais interessantes, e agregando mais cargas dramáticas ao enredo. Entretanto, tal como Jorge, tudo o que o espectador vê é o dia 24 de dezembro, construindo a nossa perspectiva dos fatos através unicamente de sua ótica e, portanto, criando certo favoritismo, ainda que este seja essencial para que a mensagem seja entrega de forma bem-sucedida.

Direção e Fotografia

O filme é dirigido por Roberto Santucci, que já trabalhou em outros filmes com Hassum, incluindo Até que a Sorte nos Separe (2012) e O Candidato Honesto (2014), tal como suas sequências. Entretanto, é nítido que esta é a sua obra prima — e que precisamos de mais comédias brasileiras sob o selo Original Netflix!

A direção do filme é extremamente inteligente, fazendo com que a trama de loop não seja cansativa e repetitiva como, infelizmente, acaba sendo na maioria dos filmes do gênero. A cada novo dia, o personagem descobre mais sobre si mesmo conforme interage com o mundo ao seu redor, e a direção ganha papel primordial para inseri-lo nesta complexidade.

As olhadas pela janela são essenciais, tal como o constante movimento de câmeras que traz ainda mais dinâmica às cenas. As gravações noturnas são iluminadas na medida certa e não exagera nos cansativos closes dramáticos, embora entregue alguns clichês (cena na chuva!) que ficam com aquele ar de marmelada, mas que todo coração romântico ama e que cai muito bem no longa.

Cenografia e Figurinos

O filme é todo passado no Natal brasileiro, trazendo para a cena costumes típicos das decorações locais, que tentam imitar as decorações pesadas e longas roupas de Papai Noel mesmo no calor infernal do verão brasileiro.

Além da ênfase à nossa cultura em relação às festas de fim de ano, o filme também usa os cenários para mostrar a passagem de tempo: como o personagem de Hassum só se lembra dos dias 24 de dezembro, aprende sobre o que aconteceu no ano através dos novos móveis que são adicionados a sua casa, por exemplo.

Os visuais são bastante casuais, combinando com as personalidades de seus personagens sem agir de forma chamativa, tudo muito simples e adequado. Alguns adereços, entretanto, se fazem importantes para a trama, e um bigodinho nunca mais será o mesmo depois desse filme.

E você, o que achou de Tudo Bem no Natal Que Vem? Conta pra gente nos comentários!

Na UOL Play você pode assistir aos melhores filmes e séries sob demanda, além de vários canais de TV por assinatura. Tudo isso no mesmo lugar. Gostou? Experimente por 7 dias grátis! Clique e confira!
Experimente o Telecine por 30 dias grátis! Clique e confira!
Os Livros Mais Vendidos de Hoje: https://amzn.to/3nfT3tC
Roupas com Estampas Geek: https://amzn.to/38ykhrx
Quadros e Placas Decorativas Geek: https://amzn.to/3kjL8JR
Siga o Entreter-se também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"  

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.